sábado, 19 de novembro de 2016

10 regras para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no local correcto


Com a chegada a casa de um cachorro muitas pessoas se perguntam como o treinar a fazer as necessidades num local específico da casa, minimizando acidentes e tornando o treino rápido e bem-sucedido. Sendo consistente conseguirá resultados bastante rápidos com o seu cachorro.

1.       Não castigar

Grande parte da informação com que nos cruzamos avisa-nos para utilizarmos o jornal para ameaçar o cachorro, esfregar o nariz nas necessidades e um rol sem fim de castigos que se destinam a intimidar o cachorro e a impedir que faça no local errado.
Castigar um cachorro por fazer as necessidades no local errado (seja no acto ou não) apenas vai fazer com que o cachorro associe a punição à nossa presença. Vejamos, quando não estamos em casa e o cachorro se alivia no tapete da sala não ocorre qualquer punição no entanto, se estivermos presentes na mesma situação o cachorro é punido. A nossa presença começa a predizer punição e portanto o cachorro passará a evitar fazer na nossa presença – esconde-se, afasta-se o mais possível ou mesmo começando a apresentar problemas como a coprofagia. Punir o cachorro por fazer no local errado vai ainda complicar o processo de fazer com que o cachorro faça na rua já que estará sempre muito perto de nós.
Punir não é um método adequado já que não o ensina qual o local correcto onde fazer! Nenhum cachorro vem programado a perceber que na sociedade humana é apenas aceitável fazer as necessidades no resguardo e não naquele tapete assim que o cachorro tem vontade. É nosso papel, como tutores, ensinar os cachorros qual o local onde desejamos que eles façam as necessidades.

2.       Estabelecer o local correcto

Antes de começar a treinar, pense onde gostaria que o cachorro fizesse as necessidades. As opções mais populares recaem sobre os resguardos, os jornais ou mesmo o quintal, caso o tenha. Pode escolher qualquer uma destas opções ou, a minha preferida, preparar uma caixa com alguma relva para que o cachorro se habitue desde logo a fazer apenas aí. Esta última torna ainda a transição para a rua muito mais rápida.
Prepare um local destes em todas as divisões em que o cachorro terá acesso – desta forma estará a dar-lhe a possibilidade de ter sucesso seja onde estiver.

3.       Identificar alturas críticas

Para conseguirmos treinar eficazmente o nosso cachorro precisamos ainda de identificar quais as alturas em que ele vai precisar de fazer as necessidades. Estas alturas críticas são:
·         Assim que acorda
·         Depois de brincar
·         Depois de treinar
·         Depois de comer
·         Depois de beber água
Inclua ainda nesta lista outras alturas como imediatamente antes de irem dormir ou mesmo levá-lo com muita frequência ao local correcto para além destas alturas (por exemplo, de duas em duas horas). Leve-o ainda quando o seu cachorro apresentar sinais de que precisa de fazer: cheirar o chão, andar às voltas, etc.

4.       Recompensar o que queremos ver repetido

Agora que identificou as alturas críticas e o local correcto em sua casa onde deseja que o cachorro faças as necessidades tem apenas de combinar os dois. Pegue no cachorro e leve-o a este espaço. É normal que nas primeiras vezes o cachorro não perceba e tente brincar e interagir consigo – ignore-o. Assim que ele acabar de fazer as necessidades dê-lhe dois pedacinhos de comida. Escolha algo que o cachorro goste muito e só tenha nesta ocasião, por exemplo, frango cozido.
Quanto mais vezes levar o cachorro ao local correcto e quantas mais vezes ele for recompensado por lá fazer as necessidades mais fiável o comportamento se torna e mais rápido o treino será – todos os comportamentos positivamente reforçados aumentam a sua frequência.

5.       Evitar acidentes

Tão importante como levar o seu cachorro ao local escolhido sempre que ele precisa, é gerir o ambiente de forma a evitar acidentes:
·         Comece por retirar todos os tapetes: são geralmente escolhidos pelos cachorros como local para fazer as necessidades.
·         Controle os horários das refeições do seu cachorro: se deixar a comida à disposição nunca saberá quando é que o cão comeu nem conseguirá controlar as idas ao local escolhido depois das refeições.
·         Não lhe dê acesso total à casa: o cachorro poderá ter acesso mais livre depois de ter feito as necessidades mas nunca antes – desta forma evitará necessidades no local errado e evitará ensinar ao cachorro que pode fazer as necessidades onde quiser e sempre que tiver vontade. Deve sempre manter o cachorro sob supervisão activa.
·         Deixe o cachorro dormir no seu quarto: desta forma conseguirá ouvir quando acorda a meio da noite e, assim, levá-lo ao local que escolheu nesta altura. Cachorros muito novinhos não aguentam a noite inteira sem fazer as necessidades.

6.       E o que fazer quando existe algum acidente?

Se apanhou o cachorro no instante em que este está a fazer as necessidades não o interrompa! Vai apenas assustar o cachorro. Deixe-o acabar e ignore, não deve castigar. Assuma o acidente como uma forma de aprendizagem – o seu cachorro não aguentará tanto tempo sem fazer ou terá uma ou outra altura critica. Anote a situação em que ocorreu o acidente e reformule o seu plano de treino para incluir esta situação. Por exemplo, se o seu cachorro fez as necessidades depois de brincar durante 2 minutos terá de parar antes disso numa próxima vez e levá-lo ao local correcto.
Limpe os acidentes com uma solução de água com vinagre ou com detergente da roupa (ou qualquer um que não tenha amoníaco) – o amoníaco intensificará o cheiro e fará com que exista uma maior tendência de fazer naquele local.

7.       E quando fica sozinho?

Quando o cachorro fica sozinho em casa – e sem ninguém para o levar ao local escolhido – estruture o espaço em que ele fica para que o cachorro escolha naturalmente o local escolhido por si. Como?
Os cachorros têm uma tendência natural de evitar sujar o local onde dormem e comem logo poderá criar desta forma um espaço adequado ao cachorro. Restrinja o espaço – pode utilizar por exemplo um parque para cachorros – numa das pontas coloque a cama do seu cachorro, a taça da água e alguns brinquedos com que se possa entreter enquanto a família não está e no ponto mais afastado da cama coloque a “casa-de-banho” do seu cachorro. Seguindo esta tendência o cachorro escolherá o local mais afastado da cama para fazer as suas necessidades, logo, ao colocar aí o espaço escolhido terá a levar o seu cachorro no caminho do sucesso, não lhe dando oportunidade de fazer no local errado.

8.       Ir à rua

Assim que acaba a primovacinação, começamos a pensar em ensinar os cachorros a fazer as necessidades na rua e não em casa. Comece como quando o ensinou a fazer em casa – escolha um local no qual pretende que o cachorro faça as necessidades. Escolha um local perto de casa e relativamente sossegado. Tal como anteriormente, leve o cachorro durante as alturas criticas a este espaço e espere. Tal como no início, é normal os cachorros distraírem-se e não fazerem imediatamente – deve ignorar o cachorro e esperar algum tempo. Assim que o cachorro fizer as necessidades recompense com comida e faça então um passeio.
Nunca faça primeiro um passeio com o seu cachorro e acabe o mesmo assim que ele faz as necessidades: estará a ensinar o cachorro a aguentar o máximo possível já que quando faz é punido, acabando o passeio. Deve levar o cachorro a fazer as necessidades primeiro e só depois passear.
Se o cachorro não faz e espera até voltar a casa, leve-o lá fora mal ele acorda tal como tem feito. Aguarde durante algum tempo e volte para casa. Assim que o cachorro começa a cheirar e a preparar-se para fazer pegue nele e leve-o de novo à rua, recompensando quando faz na rua.
Não tenha pressa em retirar o espaço que escolheu para o seu cachorro dentro de sua casa: estando treinado a fazer neste local o cachorro terá um local onde fazer as necessidades quando precisa mesmo de as fazer (especialmente quando não está ninguém em casa para o levar à rua) e evita fazer no local errado. Recompensando apenas quando o cachorro faz na rua fará com que o próprio cachorro escolha fazer as necessidades lá e não em casa.

9.       E com um cão adulto?

No caso de estar a ensinar um cão já adulto a fazer as necessidades na rua deverá seguir as mesmas diretrizes como se fosse um cachorro: a grande diferença é que cães adultos aguentam mais tempo sem ter de fazer as necessidades.
Estabeleça as alturas críticas do seu cão e leve-o muitas vezes ao local escolhido, dando-lhe oportunidade de acertar e recompensando sempre que fazem no local correcto.



1.   Recompensar durante quanto tempo?

Quando os cachorros começam a pedir para sair ou mesmo a esperar para poderem fazer no local correcto, não havendo acidentes há algum tempo, as famílias começam a ponderar largar as recompensas porque o cachorro já sabe. Espere algum tempo antes de largar por completo as recompensas – mesmo não errando há muito tempo, não existe nenhum contra em criar mais valor no comportamento que desejamos ver repetido – e mesmo quando efectivamente as largar, recompense de vez em quando mesmo que o seu cão não está à espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário